Ao serem chamados pelo nome, muitos gatos parecem ignorar o comando do dono. Um estudo japonês recém-publicado mostra que isso não se deve a uma falta de compreensão felina. A equipe do cientista Astuko Saito, da Universidade de Sophia, comprovou que, entre vários sons, os gatos reconhecem quando seu nome é pronunciado.
+Dificilmente você vai encontrar um cachorro mais feliz que este. Veja o vídeo
+Rústico e chique: como decorar ambientes de lazer com madeira
+Cultivo de cogumelos a partir do vapor do banho? Conheça a casa sustentável The Greenhouse!
Para testar a tese, a equipe visitou cafés onde as pessoas levam seus animais e casas ocupadas por felinos. Com os donos fora de vista, eles passaram a tocar gravações de quatro palavras proferidas por seu tutor, com fonética próxima do nome do animal. Por exemplo, se o gato se chama Chico, as palavras gravadas seriam algo como pico, mico e fico.
Com espaço de 15 segundos entre as gravações, a quinta palavra era o nome de verdade do gato. Atentos a reações físicas nas orelhas, cabeças, caudas e pés dos bichanos, os cientistas constataram que 11 entre 16 felinos reduziam as atividades quando as gravações eram disparadas. Destes 11, 9 reagiram quando o seu nome foi pronunciado.
Saito repetiu o experimento com vozes de estranhos falando as mesmas quatro palavras e o nome do gato. Nessa situação, 13 entre 20 animais reconheceram todas as vezes em que a voz desconhecida pronunciava seu nome.
Perguntado sobre por que, diferentemente dos cães, os bichanos não atendem todas as vezes em que são chamados, Saito respondeu: “Eles não evoluíram para atender chamados humanos. Eles vão se comunicar quando quiserem. Assim são os gatos”.